Como fazer links internos eficientes

03-01-2011 12:40


link buildingUma das coisas com que devemos nos preocupar em nosso blog se pretendemos ganhar dinheiro com ele, é a quantidade de pageviews, pois este além de ser um importanteindicador da qualidade de nosso blog, também aumenta a probabilidade de ganhar um clique.

Antes de dar umas dicas de como isso pode ser feito, vamos entender qual é essa relação que existe entre os links internos e o tempo de permanência do leitor no site.

Quando um leitor chega em seu site através do Google, quer dizer que ele procurou por algo, e nos resultados o Google colocou seu blog como relevante para aquela palavra-chave, ou seja, seu leitor deverá encontrar conteúdo que esteja em conformidade com a palavra-chave. Mas ele vai ler o artigo e fazer o que?

É neste fazer o que, que iremos trabalhar com os links internos, coloque a disposição de seu leitor outros artigos de qualidade que sejam relevantes para o tema, pois o link estando bem contextualizado você irá agregar valor ao link com o texto e também irá agregar valor para seu artigo através de links com mais conteúdo que seja útil.

Não é o leitor que precisa adivinhar o que você tem publicado em seu blog, você deve mostrar isso da melhor maneira possível. Assim facilitando o acesso para outros artigos. Uma das primeiras vezes que vi algum artigo  que tratava diretamente sobre trabalhar links internos foi no WRG.com.br de Rogério Gomes com o artigo Tampe os buracos do seu blog.

Como eu posso fazer isso?

Existem muitas maneiras de se trabalhar os links internos, eu vou falar sobre como eu faço, e que ao menos para mim está dando bons resultados.

Utilizar Links em Posts

É importante manter seus artigos interligados, como acabamos de ver, e uma das maneiras de fazer isso é inserir os links diretamente no texto de seu artigo, claro que sem perder o sentido do texto, assim você não irá causar incômodo algum para seu leitor, que caso queira, vai clicar em seu link para conferir o artigo referenciado.

Isso ajuda tanto a você que estará aumentando a quantidade de links apontando para determinadas páginas de seu blog, como irá ser bom para seu leitor, que terá grande facilidade em encontrar artigos que complementem o que ele está lendo.

Coloque artigos relacionados no final do post

Caso você vá colocar links em uma quantidade que possa incomodar no corpo do texto, você pode colocar os links como artigos relacionados. Isso em WordPress é mais simples, pois existem plugins que fazem isso automaticamente. Mas fazer isso manualmente também não é nenhum grande esforço.

Eu particularmente recomendo que se faça essa lista manualmente, pois nem sempre o plugim escolhe as melhores alternativas para relacionar, o que tira eficiência desta estratégia.

Saiba utilizar sua barra lateral

Importantes links de navegação podem ser colocados ali. O ideal é em categorias, que de preferência devem ser o mais exatas e contextualizadas possível, para que seu leitor sempre ache exatamente o que está procurando.

Dividir os links por categorias é importante pois quando seu blog tem poucos artigos é fácil achar um post nele, mas quando já é um blog antigo, com muitos artigos, isso pode se tornar praticamente impossível se não estiver bem organizado. E a melhor alternativa é fazer um blog organizado desde cedo, assim você não precisa arrumar a bagunça depois rsrsrs

Páginas Estáticas

Aqui temos algo muito poderoso dentro de um blog, pois podem servir como pilares para direcionar adequadamente seus leitores em seu blog. Com artigos “âncora” de alta qualidade é possível enviar links para as principais categorias do  seu blog, o que certamente vai facilitar as coisas para seu leitor.

Mas não pense em fazer uma lista interminável de links rsrsrs. Para isso funcionar, deve ser feito um texto de alta qualidade e bastante abrangente dentro do nicho do seu blog, aí como isso funciona:

1 – Vários artigos com links para essa página;

2 – Esta página recebe muitas visitas(ganha maior relevância aos olhos do Google) e redistribui estas visitas dentro do seu blog (mais pageviews);

3 – Seu leitor encontra o que procura, e além de passar mais tempo em seu blog, possivelmente retornará.

Séries de artigos

Se você possui um blog de nicho, naturalmente vai escrever vários artigos sobre um mesmo tema, então uma boa alternativa para fazer um sistema de links que seja eficiente é escrever algumas séries de artigos, como eu mesmo venho fazendo aqui, com as séries:

Ganhe ainda mais dinheiro na internet

Ganhe ainda mais dinheiro na internet 1

Ganhe ainda mais dinheiro na internet 2 — Marketing Viral

Ganhe ainda mais dinheiro na internet 3 — Twitter

Como escrever com qualidade?

Como escrever com qualidade 1

Como escrever com qualidade 2

Como escrever com qualidade 3

Como ter um template de qualidade

Como ter um template de qualidade 1

Como ter um template de qualidade 2

Séries de artigos além de fazer com que seus leitores retornem para acompanhar a série, também são muito úteis com os links, uma vez que entre os artigos é óbvio que existirão links dando continuidade a série, e em cada um dos artigos podem existir outros links, fazendo alguma referencia a outros artigos, que talvez até façam parte de outra série rsrsrs

Artigos antigos

É natural que quando começamos um blog, não tenhamos outros artigos internos para fazer referência, logo, temos vários artigos completamente isolados, e uma boa alternativa é editar estes artigos e inserir links e até talvez dar uma melhorada na qualidade de seu conteúdo, afinal com o passar do tempo ganhamos experiência.

Artigos antigos muitas vezes são uma boa fonte de tráfego e não aproveitamos isto para gerar mais pageviews por não ter a idéia de simplesmente editar esta página, coisa que pode ser feita em questão de minutos e que trará bons resultados.

Links externos

Links externos muitas vezes são úteis, tanto para fazer referência a algum artigo relevante que se encontre em outro blog, como fonte de tráfego através de recursos como os Trackbacks do WordPress.

Uma coisa importante a se saber é sobre o atributo nofollow a ser colocado em um link externo quando não é um link natural, ou seja, você está ganhando algo em troca, você pode ler mais sobre isso no criarsites.com de Celso Lemes no artigo Você sabe quando adicionar o atributo nofollow em seu site?

Com o que falei aqui, acredito que você já tenha total condição de dar uma olhada em seu blog, ou aqui mesmo no oSabeTudo.com como andam seus links internos.

Como você trabalha seus links internos?

Talvez você tenha interesse em ler o artigo: Como conseguir bons links?



Leia mais no oSabeTudo.com: Como fazer links internos eficientes | O Sabe Tudo