Como instalar e configurar o plugin WordPress Related Posts
Como instalar e configurar o plugin WordPress Related Posts
O WordPress Related Posts é um plugin que exibe links para posts que sejam relacionados ao post em questão, baseado em palavras encontradas no conteúdo, no título e nas tags. Confira a imagem abaixo.
Este recurso é muito útil para oferecer opções de conteúdo que os visitantes possam estar interessados, aumentando assim o tempo de permanência e diminuindo a taxa de rejeição (pessoas que acessam o blog pela primeira vez e que olham apenas uma página, deixando o blog em seguida).
Também ajuda a melhorar o posicionamento do blog nos mecanismos de busca, já que os buscadores como o Google costumam dar mais valor para páginas que recebem links de outras páginas internas e externas, assim como também associa as palavras-chave utilizadas na construção dos links ao post que recebe o link.
Como instalar
A instalação deste plugin pode ser feita diretamente pelo painel de controle do WordPress, clicando na aba “Plugins” e em “Adicionar novo”. Procure por “wordpress related posts” e clique em “Pesquisar plugins”.
Será perguntado se você tem certeza de que quer instalar o plugin. Clique em OK.
Como configurar
Vou mostrar as principais configurações que se encaixam bem na maioria dos blogs.
Para acessar o editor clique em “Configurações” e em “Related posts”.
Em “Related posts title” adicione um título como “Artigos relacionados” ou “Mais artigos interessantes”.
Em “Maximum Number” especifique o número de links que serão exibidos”
Em “Other setting” marque as opções “Auto insert related posts” e em “Display related posts on Feed” para exibir os links relacionados automaticamente nos posts e no Feed. Se você não marcar estas opções, poderá adicionar os links relacionados manualmente no template.
Em “No related posts text” escreve o título que será exibido caso o sistema não encontre nenhum artigo relacionado.
Confira o resultado final na imagem abaixo.
Após fazer as alterações desejadas, clique em “Save changes” para salvar as alterações.