Google Adwords – Pesquisa do nicho mais rentável
Google Adwords – Pesquisa do nicho mais rentável
Embora pagar para anunciar não seja a meta do curso oferecido aqui no Profissão Problogger, existe uma ferramenta muito útil chamado de Google Adwords que permite a nós blogueiros descobrir quais seriam os nichos mais rentáveis.
O Google Adwords é um serviço de publicidade oferecido pelo Google que permite que anunciantes divulguem seus sites, produtos em diversos dos serviços prestados pelo Google ou na rede de afiliados que trabalham com o Google Adsense.
Como no Adwords o anunciante paga por clique, eles colocam uma ferramenta de pesquisa de preços a disposição dos anunciantes, onde é possível descobrir quais palavras-chave são as mais requisitadas e que consequentemente seriam as mais caras, podendo assim evitar pagar um valor elevado por isso.
Baseando-se nesse esquema, nós blogueiros podemos aproveitar deste recurso para descobrir quais seriam os nichos mais comerciais, ou seja, quais são os mercados que movimentam mais dinheiro e que tem maior procura por parte dos anunciantes e que consequentemente podem trazer um maior retorno por meio de publicidades, como é o caso das áreas relacionadas a beleza, saúde e dinheiro que são áreas extremamente comerciais.
Ps. No final desta página você pode conferir uma lista que eu preparei com as palavras-chave mais concorridas entre os anunciantes para o caso de que você não possa ou não queira se preocupar em criar uma conta no Adwords só para esse fim.
Como utilizar o Adwords
Para utilizar o Adwords você precisa criar uma conta de anunciante (mesmo que você não queira anunciar nada) e em seguida acessar o seu painel de controle.
Na parte superior você deve clicar na aba “Ferramentas” e em “Ferramentas de Palavras-chave” como mostra a imagem abaixo.
Em seguida você deve inserir as palavras-chave que você pretende descobrir se são rentáveis ou não e clicar em “Obtenha sugestões de palavras-chave”.
E você terá o resultado como é mostrado abaixo. Repare a área destacada em verde na imagem abaixo onde pode se ver a concorrência entre os anunciantes, assim como o volume de pesquisas (número de pessoas interessadas pelo assunto) para palavras e frases relacionadas a Dinheiro e Saúde.