Importância do conteúdo na Otimização do Blog
Importância do conteúdo na Otimização do Blog
Existem na internet centenas de mecanismos de busca, dentre eles, apenas 3 se destacam e dominam a maior parte das pesquisas feitas pelos milhões de internautas que acessam a internet todos os dias. São eles o Google, Yahoo e Bing (Bing é o novo buscador do MSN) .
Estes 3 buscadores conseguiram tornar-se populares por utilizarem algoritmos que são capazes de catalogar os sites de forma inteligente, posicionando os sites/blogs que ofereçam valor para os internautas (que contenham conteúdo de qualidade/útil/interessante) em posições mais privilegiadas.
Com isso eles conseguem oferecer resultados que na maioria das vezes são relevantes às pesquisas feitas pelos seus usuários.
Portanto, para que os buscadores posicionem seu blog nas primeiras posições, é necessário que antes, ele contenha as qualidades necessárias para merecer ser destacado. Se o conteúdo for fraco ou escasso, todo esforço em otimizar o blog poderá ser em vão.
Crie um blog acessível e conteúdo útil para os visitantes
Os buscadores utilizam diversos critérios para determinar a posição de cada página nos resultados das buscas, porém em minhas pesquisas eu descobri que eles também contam com um exército de auxiliares inteligentes que os ajudam a classificar a qualidade dos sites que aparecem nos resultados.
Estou falando dos próprios usuários utilizam o buscador. Eu e Você.
Para que você entenda, imagine que uma pessoa vá até o Google e faça uma busca pelo termo “Problogger” .
O Google irá retornar uma lista de sites relevantes ao termo buscado, nessa lista o visitante poderá conferir cada um dos sites para encontrar o conteúdo que ele deseja.
Se o visitante clicar no primeiro site da lista e decidir ficar no site, o Google irá identificar que o site em questão é relevante para o termo buscado. E não mudará nada.
Mas se o mesmo visitante não encontrar o que procura, não conseguir acessar o site (servidor fora do ar) ou simplesmente não tolerar alguma coisa que viu no site e decidir voltar para o buscador do Google para procurar por outro site, o Google poderá identificar que o primeiro site não é relevante para o termo “Problogger”, podendo assim, alterar a ordem dos resultados quando o próximo visitante pesquisar pelo mesmo termo.
É claro que para que os resultados sejam alterados, não basta apenas um visitante. Seria necessário um número razoável de pessoas que pode variar dependendo da importância que o site tem perante o Google (e outros motivos que somente o pessoal que trabalha por trás do Google deve saber).
Portanto o conteúdo de qualidade é um dos principais fatores que ajudam uma página a aparecer nas primeiras posições. Não importa se o seu site contém apenas imagens, vídeos ou é rico em texto, o importante é que o conteúdo presente seja interessante para o visitante que acessa.
Atualize frequentemente
A publicação frequente de novos conteúdos indicam aos buscadores que o blogueiro é sério a respeito do trabalho que desenvolve, e que seu blog pode ser considerado uma fonte de informação “atualizada”, dando mais valor para o blog do que ele daria para outro blog que não é atualizado.
Embora não exista uma regra para o número ideal de atualizações, na minha opinião uma média de 2 a 7 novos posts semanais estaria de bom tamanho.
Não copie conteúdo alheio
Como citado acima, os buscadores trabalham para manter a qualidade de seus serviços e procuram posicionar bem, somente os sites e blogs que realmente mereçam, ou seja, que ofereçam conteúdo original e de qualidade.
Se um blog contém conteúdo copiado de outros sites, o algoritmo dos buscadores podem detectar isso e penalizar ou até banir os sites que copiam conteúdo de outros sites.
Por isso se você pensa em iniciar um blog de sucesso, tenha em mente que será necessário que você produza seu próprio conteúdo.
Confira os outros tópicos desta série de Otimização de Blogs
>> O que é a Otimização de um blog;
>> Como criar títulos otimizados;
>> Trabalhando os links internos;
>> Conseguindo links externos;
>> Como criar um XML SiteMap;
>> O que é o atributo nofollow e porque você deve utilizá-lo.