SEO e a importância dos Títulos das Páginas
SEO e a importância dos Títulos das Páginas
Os títulos das páginas de um blog são de grande importância em relação ao posicionamento nos mecanismos de busca e podem ser a diferença entre um blog receber poucas ou muitas visitas vindas dos mecanismos de busca como o Google, Yahoo e Bing (novo buscador da Microsoft).
O título, entre outros critérios, é utilizado pelos grandes buscadores para definir a posição que uma determinada página deve aparecer nos resultados das buscas, sendo um dos critérios que tem maior peso e que deve ser cuidadosamente pensado.
O que é o título da página
Trata-se de um pequeno código que é inserido dentro do código da página em questão e que não é visível dentro do conteúdo apresentado na página do blog, mas pode ser visto na parte superior do navegador de internet que você estiver utilizando. Na imagem abaixo você pode conferir um dos título de um post publicado aqui no Profissão Problogger.
O título e os resultados das buscas
Quando realizamos uma pesquisa por uma determinada palavra ou frase no buscador do Google, na maioria das vezes os sites listados possuem as palavras-chave pesquisadas na primeira linha de cada um dos sites apresentados. Esta linha representa o título da página em questão.
Na imagem abaixo você pode conferir o resultado para uma pesquisa com o termo “Profissão Problogger”, repare que os títulos dos sites listados (marcados com uma seta) contém as mesmas palavras utilizadas na pesquisa.
Embora eu não tenha comprovação disso (infelizmente ninguém sabe), eu creio que depois do conteúdo, os títulos das páginas são a coisa mais importante na otimização e que devemos prestar muita atenção para conseguir boas posições nos resultados das buscas.
Dicas para criar títulos otimizados
1. O título deve conter palavras-chave que sejam populares
Neste caso, as palavras populares são palavras que sejam mais utilizadas pelos internautas para encontrarem na internet o conteúdo que desejam.
Para descobrir quais palavras tem maior potencial de direcionar visitantes para o seu blog, você pode utilizar o Google Insights for Search e fazer comparações entre palavras ou frases para descobrir quais são as mais populares entre os internautas.
2. O título deve ser atrativo
O título deve aguçar a curiosidade da pessoa que o lê.
Títulos como “Como fazer….”, “Aprenda a fazer…fácil”, “10 dicas para…”, “O segredo para…”, costumam chamar mais a atenção dos leitores.
3. O título deve ser curto
Os grandes buscadores dão ao título um valor de 100% que é distribuído entre todas as palavras presentes, portanto quanto mais palavras houverem, mais diluída será a sua força.
O ideal é que o título contenha entre 6 ou 10 palavras-chave.
4. O título deve ser relacionado ao conteúdo apresentado na página
Nem pense em adicionar palavras-chave no título que não sejam relacionadas ao conteúdo da página só para tentar atrair mais visitas, porque na maioria das vezes isso não funciona. O algoritmo de indexação dos buscadores é capaz de identificar que o título não condiz com o conteúdo, podendo penalizar a página em questão.
5. Crie títulos únicos
De preferência crie títulos únicos para cada uma das páginas do seu site.
Os buscadores costumam penalizar as páginas que contenham o mesmo título.
Confira os outros tópicos desta série de Otimização de Blogs
>> O que é a Otimização de um blog;
>> Importância do conteúdo na otimização de um blog;
>> Trabalhando os links internos;
>> Conseguindo links externos;
>> Como criar um XML SiteMap;
>> O que é o atributo nofollow e porque você deve utilizá-lo.