O atributo nofollow é um pequeno código criado pelo Google e que em seguida foi adotada pelo Yahoo e MSN. Trata-se de um pequeno código que quando presente junto a um link, indica a estes buscadores que o link não deve ser seguido, ou seja, ele não terá valor para melhorar o posicionamento da página que recebe o link.
Como foi falado no artigo “Links Externos“, os links que apontam para uma determinada página, ajuda a página em questão a melhorar seu posicionamento junto aos mecanismos de busca.
Portanto o atributo nofollow deve ser adicionado a todos os links externos que sejam originados de parcerias e ou que o webmaster vá ganhar algo em troca, como é o exemplo dos programas de afiliados e venda de links. Isso ajuda os buscadores a saberem quando um link foi criado legitimamente ou se o link foi criado por interesse, evitando assim, posicionar bem as páginas de um site sem que ele realmente mereça.
Porque devemos utilizar o atributo nofollow
Como foi citado anteriormente, os links apontados para uma determinada página ajudam a melhorar seu posicionamento. Se o link apontar para um site de um parceiro ou para um programa de afiliado, isso quer dizer que o link não é natural, ou seja, ele foi criado pensando em ganhar algo em troca (seja mais visitas ou mais dinheiro)
Isso é considerado pelos buscadores como sendo manipulação de resultados, podendo levar o site que não utiliza o nofollow a ser penalizado, e em casos extremos, a ser completamente banidos dos resultados das buscas.
Como é formado o nofollow
Para indicar os buscadores que um link não deve ser levado em consideração, você deve adicionar o código rel=”nofollow” dentro da estrutura do link.
Link normal, sem o nofollow
Compare preços no Buscapé
Exemplo: Compare preços no Buscapé
Link com o nofollow
rel=”nofollow” href=”https://compare.buscape.com.br/categoria?id=8236&lkout=1&site_origem=1342800″ _fcksavedurl=”https://compare.buscape.com.br/categoria?id=8236&lkout=1&site_origem=1342800″>Compare preços no Buscapé
Exemplo: Compare preços no Buscapé
Imagem com um link sem nofollow
Exemplo:
Imagem com um link com nofollow
rel=”nofollow” href=”https://profissaoproblogger.com” _fcksavedurl=”https://profissaoproblogger.com”>
Exemplo:
Como pode ser visto acima, o uso do nofollow não altera em nada o funcionamento do link para os visitantes que acessam o seu blog, porém os buscadores irão identificar o atributo nofollow e irão ignorar o link.
Como descobrir se um link utiliza o atributo nofollow
Existem duas maneiras de se descobrir se o link, a primeira delas e a mais difícil é olhando o código fonte da página, clicando com o botão direito em um local vazio da página e no menu que aparece clicar em “Exibir Código-Fonte” (este texto pode mudar dependendo do navegador que estiver utilizando).
A outra e a mais fácil é utilizando o Firefox (que é um navegador que eu recomendo para todos os blogueiros, visite a página de downloads para baixar). Quando você quiser verificar se um link carrega o nofollow, você deve clicar com o botão direito em cima do link e no menu que aparece, clicar em “Propriedades do elemento” (este texto pode mudar dependendo da versão que você estiver utilizando).
Surgirá uma janela com algumas informações sobre o link como mostra a imagem acima.
Confira os outros tópicos desta série de Otimização de Blogs
>> O que é a Otimização de um blog;
>> Importância do conteúdo na otimização de um blog;
>> Como criar títulos otimizados;
>> Trabalhando os links internos;
>> Conseguindo links externos;
>> Como criar um XML SiteMap;
>> O que é o atributo nofollow e porque você deve utilizá-lo.