Links externos

15-11-2010 12:41

Links externos

por Celso Lemes em 24 de outubro de 2009

buscadores

Links que são apontados para um determinado site/blog são considerados pelos buscadores como sendo votos de credibilidade.

Eles são considerados importantes porque na maioria das vezes os links são criados por webmasters (ou blogueiros) porque gostaram do site ou porque o conteúdo serve para complementar o conteúdo, servindo para os buscadores como uma medida de qualidade.

Desta forma, quanto mais votos (links) um blog recebe, mais importante ele é perante o Google, isso quer dizer que maiores são as chances das páginas do blog em questão aparecer nas primeiras posições nos resultados das buscas.

Por exemplo:
Imagine que um webmaster tenha visitado uma determinada página de um blog e tenha gostado do conteúdo apresentado, e acha que seria interessante que seus visitantes tivessem conhecimento sobre sua descoberta.

Ele então cria um link apontando para o site em questão, dando ao site que recebe um voto de credibilidade.

site a e site b

Qualidade dos links

É claro que todo link é link e sempre será bem vindo, porém existem alguns critérios que são levados em consideração pelos buscadores com relação aos votos que podem influenciar na credibilidade que será dado ao blog que o recebe.

Palavras âncora
Assim como acontece com os links internos, as palavras âncoras utilizadas na criação do link são levadas em consideração para determinar as palavras as quais o site que recebe o link deveria ser bem posicionado.

Se o link for criado em cima das palavras “Clique Aqui” (muito comum na internet), isso quer dizer que os buscadores irão associar estas palavras ao link que recebe o link. Exemplo: Para conhecer o site, clique aqui.

O ideal seria que as palavras âncoras utilizadas na criação do link, possuam palavras populares, que sejam mais utilizadas pelas pessoas quando procuram por algo na internet.

Importância da página onde o link se encontra
Quanto mais importante for a página que parte o link, mais valor esse link pode passar ao blog que o recebe.

Por isso links que partem de blogs novos, geralmente não ajudam muito a melhorar a importância do site que recebe o link.

Nicho do site que aponta o link
O link terá muito mais valor se o assunto abordado no site que dá o link for relacionado ao site que o recebe.

Receber um link de um site que fale sobre carros não vai ajudar muito no posicionamento se o blog que recebe o link fala sobre  pinturas modernas.

Direção do link
Uma coisa que você deve entender é que o valor agregado ao voto é dado apenas para a página que o recebe e não ao site como um todo, ou seja, se o link for apontado não para a página inicial, mas sim para uma página individual, será esta a página privilegiada.

Como conseguir links

Minha experiência com a criação de sites e blogs me ensinou que não existe um caminho fácil para conseguir links que realmente agreguem valor. A melhor maneira de conseguir links é realmente merecer recebê-los, criando conteúdo de qualidade/útil/interessante para as pessoas.

Uma opção seria cadastrar seu site em diretórios de sites, porém como explicado acima, eles não ajudarão muito no posicionamento.

Dica
É muito comum entre os webmasters/blogueiros a parceria com troca de links e banners. Apesar de que esta técnica possa trazer bons resultados, essa prática pode ser reconhecida como manipulação dos resultados (ou Black Hat) e pode levar os blogs envolvidos a serem penalizados pelos buscadores.

Por isso é necessário que sempre utilize o atributo nofollow quando realizar parcerias deste tipo, para evitar ter seu blog penalizado.

Confira os outros tópicos desta série de Otimização de Blogs
>> O que é a Otimização de um blog;
>> Importância do conteúdo na otimização de um blog;
>> Como criar títulos otimizados;
>> Trabalhando os links internos;
>> Conseguindo links externos;
>> Como criar um XML SiteMap;
>> O que é o atributo nofollow e porque você deve utilizá-lo.



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