Recursos necessários para iniciar um Blog com o WordPress
Recursos necessários para iniciar um Blog com o WordPress
Para ter o seu blog no ar (acessível na internet), você vai precisar de um domínio que o represente e uma hospedagem que irá armazenar o todos os arquivos utilizados na construção que incluem as páginas, imagens e banco de dados.
Para entender melhor o assunto, eu vou falar um pouco sobre eles separadamente.
O que é uma hospedagem
É um serviço que possibilita que os webmasters e blogueiros armazenem arquivos (normalmente referente a sites e blogs, mas pode ser qualquer arquivo, desde que seja permitido pela empresa de hospedagem) de forma que eles possam ser acessados através da internet de qualquer lugar no mundo.
Este serviço é oferecido por provedores de hospedagem de sites o qual é alocado em computadores especialmente desenvolvidos para esta tarefa e que são armazenados em locais com múltiplas conexões de banda larga, temperatura ambiente controlada, sistema anti-incêndio, geradores de energia, técnicos especializados e etc (eu citei tudo isso para você entender que apesar de ser possível montar um servidor caseiro, esta prática não é segura).
Cada empresa de hospedagem oferece diferentes planos, com diferentes preços e diferentes recursos, como maior ou menor espaço em disco ou limite de transferência de arquivos.
O que é um domínio
Basicamente o domínio é o endereço pelo qual o blog pode ser encontrado na internet, como exemplo temos o www.profissaoproblogger.com
Os domínios podem ser adquiridos em sites de venda de domínios e estão disponíveis em diversas extensões, como o .com, .com.br, net, info, .me, .biz, .org, .ws e etc
Nota
Uma coisa que você deve entender é que quando você adquire um domínio, você está apenas comprando o direito de utilizá-lo pelo período pago, cujo o mínimo é de 1 ano. Se você não renová-lo antes da data de vencimento, ele passa a estar disponível para que qualquer pessoa o registre novamente.
Para que o domínio seja capaz de trabalhar em conjunto com o servidor de hospedagem em que seu site estará armazenado, é necessário que a zona DNS do domínio seja configurada seguindo as instruções da empresa de hospedagem. Caso contrário o domínio retornará um erro ao tentar acessá-lo.
Caso você não queira ter o trabalho de configuração do domínio, você pode contratar um plano de hospedagem em uma empresa que também ofereça o domínio em conjunto (a maioria faz isso), passando o trabalho de configuração e manutenção do domínio para a empresa que está oferecendo o serviço.
Exemplificando
Como você pôde conferir acima, um domínio nada mais é do que o nome do site, enquanto que a hospedagem seria a casa. Para que seu blog esteja acessível quando uma pessoa digitar o endereço no navegador de internet, é necessário que você tenha estes dois elementos e que eles estejam configurados para trabalhar em conjunto um com o outro.