WP-DB-Backup – Plugin para backup do banco de dados do WordPress

15-11-2010 12:15

WP-DB-Backup – Plugin para backup do banco de dados do WordPress

por Celso Lemes em 26 de outubro de 2009

servidor de hospedagemOs servidores de hospedagem de sites e blogs são computadores especialmente projetados para alojar e disponibilizar acesso aos sites através da internet e assim como acontece com qualquer computador, os servidores também estão suscetíveis a problemas como a perca de dados, instabilidade, erros internos, queima de algum componente, entre outros problemas.

Além da falha mecânica, podemos ainda ter problemas como ataques de hackers (crackers), corrompimento de arquivos devido a uma atualização mal feita ou mesmo o apagamento de um arquivo por engano.

Por isso é muito importante que você sempre tenha uma cópia de segurança com os principais arquivos do seu blog, como é o caso das imagens e do banco de dados que é onde os seus posts, comentários e configurações do blog são armazenados, para o caso de futuros problemas como o seu servidor de hospedagem.

No caso das imagens é necessário fazer o backup manualmente via FTP com o uso de um programa como o FileZilla, já para o banco de dados, podemos contar com o plugin WP-DB-Backup que permite criar cópias de segurança do banco de dados automaticamente, podendo ser baixado para o seu computador, manter uma cópia no servidor ou enviar para o seu email.

Como instalar o plugin
A instalação pode ser feita diretamente do painel de controle do WordPress, clicando na aba “Plugins” e em “Adicionar novo”. Em seguida digite “wp-db-backup” no campo de busca e clique em “Pesquisar plugins” para iniciar a pesquisa.
adicionar wp-db-backup ap wordpress

Na nova página, encontre o Wp-DB-Backup na lista e clique em “Instalar” e siga o assistente de instalação. Se precisar de ajuda, você pode conferir o artigo “Como instalar, ativar e desativar plugins“.

Após instalar o plugin, será necessário que a pasta “wp-content” do WordPress esteja gravável com a permissão chmod775. Para aprender a aplicar esta permissão, você pode conferir o artigo “Como configurar e utilizar o FileZilla“.

Como configurar o Plugin
Após instalar e ativar o plugin, você deve fazer a configuração sobre como ele deve proceder na criação do backup. Para fazer isso você deve clicar na aba “Ferramentas” e em “Backup” como é mostrado na imagem abaixo.
Wp-DB-Backup

Na página de configuração do plugin você pode encontrar 3 campos diferentes que são:

Tables – Esta área permite que você configure as tabelas extras referentes a plugins que você esteja utilizando. Por padrão as tabelas principais referentes aos posts e comentários serão salvos.

tabelas a serem salvas

Backup Options – Esta área permite que você faça um backup rápido escolhendo as opções

  • Save to Server – Que permite criar uma cópia diretamente no servidor (será necessário que o servidor tenha sido configurado com o chmod775 como foi citado acima).
  • Download to your computer – Que permite salvar o backup diretamente no seu computador.
  • Email backup to – Que permite que você especifique um email para enviar uma cópia do banco de dados.

salvamento rápido

As tabelas salvas nesta opção, serão as especificadas no campo “Tables” citada acima.

Scheduled Backup – Esta área permite que você agende o plugin para que ele envie uma cópia do banco de dados em um prazo de tempo especificado por você.
Ele pode ser configurado para enviar uma cópia a cada hora, duas vezes por dia, uma vez por dia ou uma vez por semana.

agendar who wp-db-backup

Dicas
Recomendo que evite o backup de hora em hora porque isso pode deixar o servidor de seu blog lento durante o backup. O ideal é uma vez por dia para blogs com atualizações frequentes.

Se você estiver agendando o envio do banco de dados, eu recomendo que verifique se o email está chegando corretamente no endereço de email especificado para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente.