WP-DB-Backup – Plugin para backup do banco de dados do WordPress
WP-DB-Backup – Plugin para backup do banco de dados do WordPress
Os servidores de hospedagem de sites e blogs são computadores especialmente projetados para alojar e disponibilizar acesso aos sites através da internet e assim como acontece com qualquer computador, os servidores também estão suscetíveis a problemas como a perca de dados, instabilidade, erros internos, queima de algum componente, entre outros problemas.
Além da falha mecânica, podemos ainda ter problemas como ataques de hackers (crackers), corrompimento de arquivos devido a uma atualização mal feita ou mesmo o apagamento de um arquivo por engano.
Por isso é muito importante que você sempre tenha uma cópia de segurança com os principais arquivos do seu blog, como é o caso das imagens e do banco de dados que é onde os seus posts, comentários e configurações do blog são armazenados, para o caso de futuros problemas como o seu servidor de hospedagem.
No caso das imagens é necessário fazer o backup manualmente via FTP com o uso de um programa como o FileZilla, já para o banco de dados, podemos contar com o plugin WP-DB-Backup que permite criar cópias de segurança do banco de dados automaticamente, podendo ser baixado para o seu computador, manter uma cópia no servidor ou enviar para o seu email.
Como instalar o plugin
A instalação pode ser feita diretamente do painel de controle do WordPress, clicando na aba “Plugins” e em “Adicionar novo”. Em seguida digite “wp-db-backup” no campo de busca e clique em “Pesquisar plugins” para iniciar a pesquisa.
Na nova página, encontre o Wp-DB-Backup na lista e clique em “Instalar” e siga o assistente de instalação. Se precisar de ajuda, você pode conferir o artigo “Como instalar, ativar e desativar plugins“.
Após instalar o plugin, será necessário que a pasta “wp-content” do WordPress esteja gravável com a permissão chmod775. Para aprender a aplicar esta permissão, você pode conferir o artigo “Como configurar e utilizar o FileZilla“.
Como configurar o Plugin
Após instalar e ativar o plugin, você deve fazer a configuração sobre como ele deve proceder na criação do backup. Para fazer isso você deve clicar na aba “Ferramentas” e em “Backup” como é mostrado na imagem abaixo.
Na página de configuração do plugin você pode encontrar 3 campos diferentes que são:
Tables – Esta área permite que você configure as tabelas extras referentes a plugins que você esteja utilizando. Por padrão as tabelas principais referentes aos posts e comentários serão salvos.
Backup Options – Esta área permite que você faça um backup rápido escolhendo as opções
- Save to Server – Que permite criar uma cópia diretamente no servidor (será necessário que o servidor tenha sido configurado com o chmod775 como foi citado acima).
- Download to your computer – Que permite salvar o backup diretamente no seu computador.
- Email backup to – Que permite que você especifique um email para enviar uma cópia do banco de dados.
As tabelas salvas nesta opção, serão as especificadas no campo “Tables” citada acima.
Scheduled Backup – Esta área permite que você agende o plugin para que ele envie uma cópia do banco de dados em um prazo de tempo especificado por você.
Ele pode ser configurado para enviar uma cópia a cada hora, duas vezes por dia, uma vez por dia ou uma vez por semana.
Dicas
Recomendo que evite o backup de hora em hora porque isso pode deixar o servidor de seu blog lento durante o backup. O ideal é uma vez por dia para blogs com atualizações frequentes.
Se você estiver agendando o envio do banco de dados, eu recomendo que verifique se o email está chegando corretamente no endereço de email especificado para ter certeza de que tudo está funcionando corretamente.